Um DJ, músico, um monitor de som, ou operador de equipamentos de som, enfim, os bons Profissionais de Áudio, merecem um Fone de Ouvido Profissional, e mais: Um fone de ouvido que atenda todas as suas necessidades, sejam elas auditivas e porque não, visuais.

fone de ouvido DJ Fone de Ouvido Profissional – o fone certo para Dj e Monitoração

Nada mais justo que consideremos o Fone de ouvido como o melhor amigo de um DJ. Independente do equipamento ou que ele usa pra tocar, seja de vinil, CDs ou mp3, um bom fone de ouvido é vital para qualquer performance. Afinal, para mixar músicas é necessário escutar a próxima música (a chamada pré-escuta), para acertar a mixagem com a atual, antes de botar todo mundo pra escutá-la.

Como retorno. Todo músico ou vocalista quer ouvir o que está tocando e cantando, nada mais justo que tenha fones de ouvido profissionais. E o cara que monitora a mesa de som e todos os outros equipamentos, este sim, precisa estar com o Fone de Ouvido em dia.

Mas então qualquer fone de ouvido resolve? Negativo. Quando estão tocando, estes Profissionais de Áudio possuem necessidades bem específicas, diferentes das quem só precisa de um fone de ouvido para escutar seu MP3, ou está em casa curtindo aquele som de alta qualidade de uma orquestra sinfônica, por exemplo.

Por isso, existem fones de ouvido profissionais, que apesar de alguns parecerem comuns, têm características que atendem às necessidades de quem trabalha com o negócio.

 

O que um Fone de Ouvido profissional precisa ter?

Fones Profissionais possuem detalhes que fazem toda a diferença:

 

Isolamento: se for possível dizer que existe uma característica essencial em fones profissionais, sem dúvidas é esta. Como a maioria dos Profissionais de áudio, principalmente Djs, estão sempre tocando em lugares com som alto, o fone precisa isolar muito bem a barulheira de fora. Ou seja, o fone precisa abafar bem o som do ambiente. Porém, alguns profissionais necessitam escutar o que acontece ao seu redor, estes precisam de um fone de ouvido que mantenham contato com o ambiente externo.

Fone de Ouvido Profissional Philips Fone de Ouvido Profissional – o fone certo para Dj e Monitoração

Resistência: Se tem alguém que maltrata os fones de ouvido, este alguém é aquele trabalha com eles. Os profissionais em monitoração conseguem colocar estes fones à prova: tira, põe de volta na cabeça, pendura no pescoço, derruba e isso sem falar no transporte. Um fone de Ouvido para Profissionais de Áudio precisam ser resistentes ao máximo, principalmente aqueles que vão encarar todo o tipo de maus tratos: som alto, suor, calor, fumaça e sujeira.

Articulação: existem diversas formas de usar um fone, cada pessoa tem a sua. Preso à cabeça como uma tiara, por trás da nuca ou apoiado no ombro. O fone precisa ter articulações no corpo para poder se adaptar à necessidade do usuário. Aí vai da necessidade de qualquer um.

Cabo: Será melhor se for bem longo e resistente. Ao lidar com os equipamentos, é preciso ter mobilidade, e o ideal é que o fone esteja sempre pendurado à cabeça. Muitos gostam de cabos em espiral, como os de aparelhos de telefone, por ficarem menores quando se está perto do mixer, por exemplo. Já outros não gostam, por acharem que eles enroscam mais.

Peso: Para evitar parecer estar com com o mundo sobre a cabeça, leve em consideração qualquer 50 gramas a mais ou a menos. Afinal, ficar tocando por mais de uma hora com um fone pesado pode ser desagradável.

Qualidade do som: em geral um Fone de Ouvido Profissional é naturalmente ótimo em qualidade sonora, com poucas mudanças entre um e outro. Mas este é um fator essencial. Afinal você não quer deixar o som com graves que façam todos da festa olhar para você, ou agudos que estourem os vitrais da igreja.

 

Preço e Marca: Você pode facilmente encontrar Fones de alta qualidade por preço baixo e também se decepcionar com Fones de Ouvido muito caros, este ponto é bem relativo. Porém, a marca conta, e conta muito, comprar um Fone de Ouvido Profissional de uma marca desconhecida, muitas vez pode ser seu atestado de morte. A Mundomax indica as seguintes marcas, que são excelência no negócio: Koss, Philips, Sony e Sennheiser.

Uma sugestão que fica da Mundomax é um dos Fones de Ouvidos Profissionais mais conceituados do mercado:

Fone de Ouvido Profisisonal Porta PRO1 KOSS Fone de Ouvido Profissional – o fone certo para Dj e Monitoração

 

Fone de Ouvido Profisisonal Porta PRO1 KOSS

Desde 1984, este fone é referência para desempenho e conforto pessoal de fones de ouvido em todo o mundo. Hoje, o Porta Pro continua a ser a escolha para os usuários mais exigentes, principalmente os do meio profissional. É considerado ideal para ser usado para monitoração de estúdios em geral e PA, bem como apresentações ao vivo.

O Porta Pro apresenta elementos dinâmicos que entregam um som excepcionalmente rico e detalhado. Conta com ampla frequência de resposta de 15-25000 Hz para capturar cada nuance de seu filme favorito ou performance musical.

Construídos a partir de Mylar, seus elementos são extremamente rígidos, garantindo a minima distorção mecânica e reprodução sonora com grande fidelidade. Veja mais sobre o Porta Pro clicando aqui.

 

Na loja Mundomax você encontra ainda muitos outros Fones de Ouvidos Profissionais, Confira!

 

Leia estes artigos também:

Os Tipos de Fone de Ouvido: Qual Comprar?

Como Comprar o Fone de Ouvido certo