Saiba como melhorar a qualidade do sinal da TV Digital

A Qualidade do sinal da sua TV digital depende: Da força do sinal, da recepção, da conversão, da conexão e da impressão. Tecnicamente falando, a qualidade do sinal da sua TV Digital depende dos seus equipamentos. Por exemplo: Para assistir a Copa do Mundo em High Definition é necessário que você tenha equipamentos equivalentes a qualidade que você deseja ter.

A Antena UHF

A antena UHF é obrigatória nos kit de TV digital, mas pouco se fala sobre o assunto. Juntamente com o Conversor Digital (esse sim, muito comentado) ela fará o sinal digital de alta definição chegar até a sua TV. O detalhe é saber qual modelo (interno ou externo) servirá para o seu caso? E a pergunta que não quer calar: Qual a Antena fornece o melhor sinal?

De um modo geral não faz diferença a antena interna da externa, a não ser que o sinal que chega a sua casa seja muito fraco, aí o melhor é uma externa e amplificada para sinal digital. O melhor é perguntar para alguém da sua rua ou condomínio que já possui o sinal digital em casa, como está o sinal e a imagem na tela da TV.

Nós da Mundomax normalmente sugerimos duas marcas de antenas: Philips e Aquário. Tente fugir o máximo que puder daquelas antenas chinesas que dizem ter sinal UHF. Conhecida como orelhas de coelho, a SDV2210, da Philips é uma das mais populares antenas UHF, e garante um sinal limpo e com tudo o que a TV digital pode oferecer.

Conversor Digital: Para saber mais sobre conversores leia o nosso artigo:

Qualidade dos Cabos

Para que o sinal digital decodificado pelo conversor seja exibido na tela da TV é necessário que os dados sejam transmitidos de um aparelho para outro e isso acontece por intermédio dos cabos.

Entradas incompatíveis com os cabos disponíveis ou um erro durante a instalação podem impossibilitar o funcionamento do sistema. Esteja atento às opções de conexões entre sua TV e o conversor digital.

Um outro detalhe é qualidade dos cabos, que influenciam diretamente na qualidade da imagem. O que devemos levar em conta é que de nada adianta ter um Conversor Digital, uma antena e uma TV, tudo de ótima qualidade, se os cabos você comprou no 1,99.

O fato é que se você comprou aquela TV Full HD de última geração, já passou da hora de jogar fora os velhos cabos de Áudio e Vídeo (foto ao lado). Aliás, o RCA, o pior tipo, é o mais usado no Brasil – herança dos videocassetes. Infelizmente, se você quer um sinal de Alta Definição: Jogue fora aqueles cabos com pontas amarela e vermelha e branca.

A forma como o sinal chega à TV é fundamental para uma boa imagem e a simples substituição do cabo de vídeo e áudio utilizado entre o conversor e a TV pode melhorar, e muito, a qualidade do sinal digital.

Cabos HDMI

Pode parecer que não, muitos nem sequer acreditam, mas o fato é que cabos HDMI, realmente, influenciam (e demais) na qualidade da imagem. Na prática, a definição geral da imagem, usando cabos bons HDMI, apresenta uma melhora significativa, incluindo nitidez, contornos, nível de ruídos e o áudio.

Mas tem um outro ponto a se considerar também: De nada adianta um Conversor Digital de R$ 1.000,00, com um cabo HDMI “simplezinho”, neste caso, nem precisava ter comprado um Conversor HDTV.

Mas como identificar um bom cabo HDMI? Primeiro, esqueça os cabos que acompanham os DVD players e Conversores. Segundo, procure sempre por marcas conceituadas, pois é certo que este fabricante já tem uma tradição em utilizar condutores nobres, além de uma construção diferenciada para que não ocorra perdas significativas durante o tráfego dos sinais.

Acredite, um cabo HMI de baixa qualidade pode ter um resultado desastroso: interrupções intermitentes na imagem, falhas no som, além (claro) de perda de nitidez. Portanto, faça valer o investimento que você fez naquele Conversor Digital ou naquele Blu-ray e tenha um Cabo HDMI descente.

Dica nossa: Cabo HDMI SWV3433W da PHILIPS

Este Cabo HDMI da Philips conta com uma altíssima qualidade, ele é um dos melhores que existem. Seus conectores são todos banhados a ouro de 24 quilates e seus condutores em cobre de elevado grau de pureza.

Com o sistema Deep Color, este Cabo HDMI da PHILIPS suporta profundidades de cor de 30 bits, 36 bits e 48 bits (RGB ou YCbCr), permitindo que televisores HDTV passem de um processamento de milhões de cores para bilhões de cores, otimizando o contraste do aparelho.

O novo sistema HDMI de alta velocidade oferece o melhor desempenho possível em áudio e vídeo, com resolução de até 1080p. Saiba mais.

Bem, estas dicas são de profissionais da área. O fato é que todos os equipamentos envolvidos no processo de Recepção, Decodificação e Exibição do sinal da TV digital, podem influenciar na qualidade do sinal. Agora, navegue a vontade em nosso blog e acesse também a nossa loja virtual e confira nossas promoções e soluções para TV Digital. Confira!

7 comentários em “Saiba como melhorar a qualidade do sinal da TV Digital

  • 22/maio/2012 em 17:29
    Permalink

    possuo uma tv de led, full hd, com conversor digital + antena com suporte p/ uhf vhf e dtv, entretanto quando passa um carro ou até moto pela rua ou chove perco o sinal , a tv fica sem imagem ou imagem travada, pq isso acontece? como solucionar ?

    Resposta
  • 14/janeiro/2012 em 16:38
    Permalink

    Boa tarde tenho uma TV de led de 40 plo de led, a imagem e boa porém o que me assusta e o som pois me parece um radio de pilha daqueles antigos queria saber como posso fazer para melhorar o som da mesma não com o dvd mais sim com os canais normais da TV obrigado

    Resposta
  • 7/julho/2011 em 21:21
    Permalink

    Tenho uma Tv led 32″ full hd e conversor integrado da Sony. Conectei a antena do prédio onde moro, a imagem é perfeita, porém alguns canais como SBT, Rede TV e Mtv não pegam nem que eu vire a tv de cabeça pra baixo ou fique mudando a posição da antena, como aparece na msg da própria tv. Gostaria de um dica de como faço para que consiga receber os sinais desses canais?

    Desde já agradeço, Abçs

    Resposta
  • 18/abril/2011 em 13:00
    Permalink

    como faço para receber sinal digital de outras regiões..tenho uma antena da Sky em casa sem uso posso utiliza-la pra alguma coisa????

    Resposta
  • 15/fevereiro/2011 em 20:19
    Permalink

    Boa noite, amigos!
    Tive a curiosidade de ler O BLOGMAX, considero que vocês são de uma importância imensurável, meus parabéns!

    Resposta
  • 26/dezembro/2010 em 20:18
    Permalink

    Parabéns, informações ótimas sobre sinal digital.
    Porem gostaria de tirar algumas duvidas, se for possível.
    Tenho instalado um receptor AzAmerica digital S810B, um
    i-box e um televisor Philipis 42 LCD.
    Quem instalou colocou duas antenas parabólicas.
    Como constantemente tem canais que paralisa, pergunto.
    Qual o tamanho ideal de antena?
    O cabo da antena ate o receptor, qual o indicado?
    Nos meus aparelhos foram colocados cabo coaxial.
    Conto com a colaboração dos Srs. seu site já esta nos favoritos, pois as informações são claras e objetivas.
    Américo
    Passo Fundo-RS

    Resposta
  • 8/novembro/2010 em 12:41
    Permalink

    eu gostei destas explicaçao pois a minha tv pega muito pouco digital e as vezes a gente nao sabe o que fazer para ela pegar o sinal

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Saiba como melhorar a qualidade do sinal da TV Digital