Um blog da Loja MundomaxLigue para (43) 3377-6686 central@mundomax.com.br

Set-Top Box: Como escolher e comprar um Conversor Digital

TV Digital Set Top Box: Como escolher e comprar um Conversor Digital

O Brasil definitivamente pulou de cabeça no planeta chamado: TV Digital. O crescimento da TV Digital em um ano de Copa de Copa do Mundo, sem contar que em poucos anos teremos Copa e Olimpíadas por aqui, se deve a vontade/paixão do consumidor brasileiro de assistir tudo em Alta Definição. E o que os grandes varejistas querem?: Vender muitas TVs Full HD com conversor digital integrado. Mas será mesmo necessário trocar a sua Televisão Convencional ou aquela de LCD novinha que você comprou no ano passado?

Acredita-se que até 2016, a TV digital já esteja nos lares da maioria dos brasileiros “telespectadores” assíduos, e o sinal já tenha alcançado todo o Brasil. A mudança amplia a qualidade das transmissões com imagens mais nítidas, sem interferências ou ruídos.

Alta definição, mobilidade, interatividade. As novidades da TV digital são muitas e pouco a pouco vão fazer parte da rotina das pessoas. Mas para usufruir de tanta tecnologia é necessário ter um televisor igualmente moderno (HDTVou Full HD com conversor integrado) ou um conversor digital.

Conversor Digital Set Top Box: Como escolher e comprar um Conversor Digital

Conversor Digital ou Set-Top Box: é o equipamento que deve ser conectado às televisões que não possuem um sintonizador digital, para que o sinal possa ser convertido pelo aparelho. Para receber os sinais da TV digital, o usuário deve, primeiramente, ter uma antena UHF. O passo seguinte deve ser a compra de um conversor digital, também conhecido em inglês como set-top box. A função desse aparelho é a de decodificar os sinais emitidos pelas emissoras e enviá-los em alta definição para os aparelhos de TV. Alguns modelos de Conversor Digital podem ser utilizados para bloqueio de canais e reprodução de fotos em JPEG, músicas em MP3 e vídeos MPEG-2 e MPEG-4. Como em outros produtos eletrônicos, o tipo de tecnologia utilizada pode influenciar no custo.

Preciso Trocar minha Televisão “zerada” por uma nova?

Não, não é necessário comprar uma televisão nova para receber o sinal digital. A melhor solução é adquirir um Conversor Digital, o conversor para que sua TV receba o sinal digital, que funciona como um receptor semelhante aos das televisões digitais pagas.

Você deverá conectar o conversor na entrada para DVD (normalmente Áudio e Vídeo), mas se sua TV já for uma de LCD mais novinha, provavelmente poderá ter entradas como Vídeo Componente e HDMI, que influenciam diretamente na qualidade da imagem.

Qual Conversor Digital devo comprar?

Observações importantes:

• Tipo de TV: alguns conversores são específicos para as TVs convencionais(de tubo), outros são indicados para televisores de plasma ou LCD e existem os que são compatíveis aos dois tipos de TV.

• Conexão analógica ou digital: observe se as opções de entrada e saída para conexão dos fios são compatíveis com o seu aparelho de TV.

• Tela 4:3: alguns conversores ajustam a imagem digital – que é transmitida no formato 16:9 – para exibição em tela de 4:3, evitando as faixas horizontais em cima e embaixo da imagem, como acontece com alguns DVDs.

Existem no mercado dois tipos de Set-Top Box: Conversores de alta definição (HD) e Conversores Convencionais. Os convencionais transmitem, como o próprio nome diz, o sinal convencional através de cabos Audio e Vídeo, já o de alta definição transmite imagens HD através de cabos HDMI (Vale lembrar que de nada adianta um conversor de alta definição se você não possui uma TV HD).

A Semp Toshiba Lançou dois modelos de Conversor Digital, um Convencional e um High Definition. Vamos a eles:

Conversor Digital Semp Toshiba Set Top Box: Como escolher e comprar um Conversor Digital

Conversor de TV Digital DC2008H Com HDMI SEMP TOSHIBA

O DC2008H TOSHIBA é um conversor de alta definição que transmite o sinal para a TV via cabo HDMI, mas que também funciona com TVs convencionais enviando o sinal via cabo AV. Possui entrada USB para exibir fotos ou ouvir música em MP3. Pode-se escolher transmitir a imagem em 4:3 ou 16:9 (widescreen). Vem com controle remoto e 1 ano de garantia. Se você possui uma TV convencional, o melhor seria trocar por uma TV de alta definição, já que comprar um conversor de alta definição para uma TV convencional é o mesmo que dar uma Ferrari para seu filho de 2 anos de idade: ele vai até brincar lá dentro, mas não vai aproveitar o que ela tem de melhor. Ele é mais indicado para TVs de LCD que não possuem conversor digital.

Conversor de TV Digital Convencional DC2007M SEMP TOSHIBA

Conversor ideal para quem possui TV convencional, ele tem entrada USB, pela qual se pode ver fotos, vídeos e ouvir músicas em MP3. Pode também bloquear canais ou programas de acordo com a faixa etária. Se você tem uma TV de LCD ou outro tipo de alta definição, não é interessante adquirir um aparelho desses, seria como usar um enorme baú somente para guardar uma agulha.

A Antena UHF

Não podemos nos esquecer de que o conversor precisa de uma antena para que assim obtenha um sinal para converter. Nesse caso precisamos de uma antena UHF, como a Antena de TV digital SDV2210/55 da Philips. O bom dessa antena é que ela recebe sinal digital e também o analógico, bem como sinal FM. Tem qualidade superior de recepção e além de tudo é compacta e possui um ótimo design.

RCA, S-Vídeo, vídeo composto ou HDMI?

Para que o sinal digital decodificado pelo conversor seja exibido na tela da TV é necessário que os dados sejam transmitidos de um aparelho para outro e isso acontece por intermédio dos cabos.

Entradas incompatíveis com os cabos disponíveis ou um erro durante a instalação podem impossibilitar o funcionamento do sistema. Esteja atento às opções de conexões entre sua TV e o conversor digital.

Um outro detalhe é qualidade dos cabos, que influenciam diretamente na qualidade da imagem (mas é assunto para um artigo inteiro). O que devemos levar em conta é que de nada adianta ter um Conversor Digital, uma antena e uma TV, tudo de ótima qualidade, se os cabos você comprou no 1,99.

• Vídeo Composto (RCA): é o famoso Áudio e Vídeo. É formado por três conectores coloridos (amarelo, vermelho e branco, ou preto). O vermelho é destinado a transmissão do áudio direito; ao branco – ou preto – cabe o áudio esquerdo e o amarelo é responsável pela imagem.

• Vídeo Separado (S-Vídeo): nesse tipo de conexão são usados três fios: um para transmissão da imagem em preto e branco, outro para os dados em cor e o último como fio-terra.

• Vídeo Componente: entre os conectores analógicos (RCA e S-Vídeo) é o melhor tipo de transmissão de informação, composto por três cabos identificados pelas cores verde, azul e vermelho.

• HDMI (High Definition Multimedia Interface): consiste num tipo de conexão de alta definição que une informações de som e imagem num único cabo. Diferente dos conectores analógicos o HDMI utiliza informações digitais, o que amplia a qualidade da transmissão.

Kit Conversor Digital Semp Toshiba Set Top Box: Como escolher e comprar um Conversor Digital

Dica da Mundomax

A dica que fica da Mundomax hoje é o Kit Conversor Digital que nós montamos para você: Em apenas um pacote, você tudo o que precisa para ter o Sinal Digital na sua Casa: o Conversor de Digital DC2008H SEMP TOSHIBA, a Antena UHF SDV2210/55 da PHILIPS + Cabo HDMI, Cabo Audio e Vídeo e Cabo Vídeo Componente. Para saber mais detalhes sobre ele: Clique Aqui!

Bem, agora que você já possui um pouco mais de conhecimento sobre os modelos de conversores, só resta você escolher o ideal para você. Caso você ainda tenha uma TV convencional, o ideal mesmo seria trocar todos seus equipamentos para que assim você possa desfrutar de som e imagem superior. Mas se a grana está curta, um receptor convencional já está de bom tamanho para começar. Veja também os Conversores Digitais que possuímos em nossa loja, Confira!

Matérias Relacionadas

2 Comentários

  1. Augusto Coelho
    31/março/2012 at 15:10 - Reply

    Estou buscando um set-top-0box que possa funcionar para IRTV. Esse do artrigo resolve o problema?

  2. Raphael Vieira
    28/julho/2011 at 17:14 - Reply

    Existe uma dúvida muito grande que nao consigo resposta de ninguem (ate agora). Existe algum “set top box” que permita sintonizar tanto a TV digital como a analógica? Pergunto isso pq deve ser um SACO ficar mudando de entrada na TV para ver os canais ainda analógicos, além de imaginar que implementar isso tudo num unico aparelho não deva ser tão caro.

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Set-Top Box: Como escolher e comprar um Conversor Digital