módulo de potência subwoofer Qual o Módulo de Potência certo para o meu Subwoofer

Entenda como um Módulo de Potência e um Subwoofer trabalham em conjunto. Mais abaixo veja também como “casar” estes componentes de som automotivo. Hoje nós da Mundomax enfim decidimos falar um pouco sobre a relação Amplificador x Subwoofer.

Módulo e subwoofer é sem dúvida a dupla que dará peso a trilha sonora do seu sistema de som automotivo. Para que o som tenha qualidade e nitidez alguns detalhes precisam ser observados.

Regra de ouro: fique de olho na potência máxima do amplificador. De preferência, ela deve ser sempre menor ou igual à potência máxima do alto-falante. Se a potência for maior, a qualidade do áudio pode ser insuperável, porém dependendo do volume do som que você use, pode causar graves danos ao seu alto-falante. Sem contar os ruídos e distorções que podem tomar o lugar da boa música. Resumindo: a potência nominal (RMS) do Módulo deve ser compatível à potência nominal (entrada) do alto-falante.

Sabe o que acontece quando você liga um Módulo de potência nominal de 1500 W (RMS) a um alto-falante com potência máxima de 1000 W? Você queimará (derreterá) as bobinas do alto-falante! Portanto, muita atenção para o volume máximo.

Outro detalhe importante é a impedância de saída do amplificador. Ela precisa ser igual ou menor à impedância do alto-falante. Caso você ligue uma associação de subwoofers que tenha impedância abaixo da mínima aceita pelo seu Módulo automotivo, este esquentará até danificar o circuito.

Módulo de Potência x Subwoofer

Abaixo daremos algumas dicas com exemplos para que você compre o Amplificador certo para o seu Subwoofer. Vale lembrar as duas regras citadas acima:

1º – Casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo Módulo.

2º – Obedecer a impedância mínima especificada pelo Módulo.

Subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS: O Módulo ideal aqui é um que forneça 150 a 250W RMS a 4 Ohms. A impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms.

Subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS: Você precisa de um Módulo que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms.

Subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS: Aqui o ideal é um Módulo que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.

Dois Swoofers de 4 Ohms que suportam 300W RMS: você precisa de um Módulo que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.

Dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina): Você vai precisar de um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms.

Dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina): O ideal aqui é um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms.

Amplificador Vega Qual o Módulo de Potência certo para o meu Subwoofer

Recapitulando: Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risco de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas por outro lado, se o Módulo que você comprou fornecer pouca potência, podemos dizer que você gastou dinheiro a toa. Pois o Módulo não terá força pra movimentar o conjunto de bobina e o cone do subwoofer. No fim é a qualidade do áudio que vai ficar extremamente prejudicada.

Detalhes na instalação

Sempre interligue as bobinas do alto-falante. Observe que você nunca pode conectar seu Módulo a apenas uma das bobinas e nem ligar canais diferentes do seu Módulo no mesmo alto-falante.

O fabricante de seu subwoofer indica medidas mínimas de caixa para a instalação correta. Respeite-as para garantir qualidade e desempenho de seu sistema de som. O som é, sobretudo, uma realidade acústica que precisa de espaço físico para acontecer. Em outras palavras, o subwoofer precisa vibrar para poder dar peso ao som. Caixas muito pequenas impedirão que isso aconteça.

Dica da Mundomax

Os instaladores profissionais sabem fazer combinações em série e/ou paralelo dos alto-falantes de modo a obter a carga que fará com que o amplificador possa trabalhar na máxima potência. Portanto, o ideal é que você procure profissionais que tenham finalizado projetos para amigos ou conhecidos e confira o resultado antes de contratá-los.

Os critérios adotados aqui são para a maioria dos usuários que são leigos no ajuste da sensibilidade do Módulo. Agora, veja em nossa Loja Virtual todos os nossos equipamentos para montar ou dar um upgrade no som do seu carro, Confira!  http://www.mundomax.com.br/automotivo/