parabolica Como funciona e como escolher uma Antena Parabólica

Todos sabemos que a Antena Parabólica é a melhor opção para quem mora longe dos grandes centros, ou em alguma região aonde o sinal de TV é fraco. Aliás a Antena Parabólica faz parte da “vista” de qualquer cidade. Mas, como ela funciona?

Basicamente, a antena parabólica é um aparelho que atua na transmissão e recepção de dados, praticamente em tempo real, até mesmo nos lugares mais distantes. A comunicação entre o ponto de origem do sinal e a sua casa, por exemplo, é estabelecida via satélite. Ou seja, numa estação de TV o sinal é gerado e enviado para o satélite que o retransmite, simultaneamente, para as antenas parabólicas posicionadas em sua área de cobertura. Desta forma, é possível que a transmissão de uma emissora de TV chegue as áreas mais remotas, atingindo repetidoras (estação capaz de captar sinais e retransmiti-los) locais e residências.

Atualmente no Brasil, 32 canais operam no sistema de transmissão via satélite gratuitamente. De modo geral, a qualidade de imagem e som neste tipo de veiculação é bem melhor que aquelas efetuadas por fios e antenas comuns. Para isso, no momento da instalação, é preciso ter cuidado para não posicionar a antena muito próxima a árvores ou altas construções, o que poderia interferir na clareza da recepção.

Alguns modelos de antena parabólica são multiponto, permitindo que o sinal recebido seja direcionado para mais de um aparelho de TV. Nestes casos, é indispensável seguir atentamente as orientações do fabricante para não prejudicar a qualidade da transmissão. Outras vantagens dos modelos mais modernos são a capacidade de armazenar na memória até 60 canais e a proteção contra curto circuito em possíveis quedas de energia.

Traduzindo

A antena parabólica reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena onde está o captador (chamado LNB). Por concentrar o sinal que é fraco em um único ponto, consegue-se a recepção aceitável. O conjunto se completa com o aparelho receptor de sinais, que tem circuitos elétricos que conseguem realizar a codificação dos sinais e o controle das faixas de frequência que vão ser utilizadas.

como funciona a antena parabolica Como funciona e como escolher uma Antena Parabólica

Como escolher uma antena parabólica?

Mesmo depois de se decidir por uma antena parabólica, você deve ficar atento a alguns detalhes:

• Certifique-se que o receptor é compatível com as saídas de áudio e vídeo do seu aparelho de TV;

• Não deixe de observar se a instalação é simples ou se o fabricante oferece este serviço;

• Não se esqueça de conferir se a voltagem de alimentação do produto é compatível com a tensão de sua casa;

• Claro, a garantia é fundamental. Certifique-se deste detalhe também.

Dica da Mundomax

Por isso, nós da Mundomax possuímos uma linha completa de produtos para você montar seu kit completo de antena parabólica. Possuímos: antenas, receptores digitais e analógicos, lnbf e muitos outros acessórios. Confira!

E navegue à vontade em nosso blog.