no break estabilizador filtro de linha Filtro de Linha, Estabilizador ou NoBreak – Como proteger meu PC na Rede Elétrica?

A maioria das pessoas, podemos dizer 99% delas, sabem que seu computador ligado diretamente na tomada corre sérios riscos de vida. O problema é que a maioria destas pessoas deixam pra depois a resolução deste risco. E um outro problema, menos grave, é que uma parte das pessoas que procuram algo para proteger seu Computador ficam com dúvidas: Filtro de Linha, Estabilizador ou NoBreak – Como proteger meu PC na Rede Elétrica? E no fim, acabam comprando errado.

Existem no mercado os filtros de linha, estabilizadores de tensão e no-breaks, que entre as diversas funções, tem como principal objetivo servir como uma primeira linha de defesa contra problemas na rede elétrica, oferecendo níveis variados de isolamento em relação aos problemas da rede.

filtro de linha Filtro de Linha, Estabilizador ou NoBreak – Como proteger meu PC na Rede Elétrica?

Filtros de linha: Eliminam ou minimizam os ‘ruídos’ da rede elétrica gerados por outros equipamentos conectados a rede, como motores, fontes chaveadas e aparelhos de solda ou ainda por descargas atmosféricas. Seu funcionamento é muito simples: quando a linha apresenta uma corrente maior do que a indicada pelo aparelho seu fusível se funde interrompendo o fornecimento. Uma das principais diferenças entre um filtro de linha e uma extensão comum é essa. Por exemplo, durante um temporal, as oscilações da energia podem gigantes, o que provavelmente queimará o fusível e não seu computador. (vale lembrar que neste caso seu computador desliga bruscamente, e você perder dados não salvos)

Estabilizador Filtro de Linha, Estabilizador ou NoBreak – Como proteger meu PC na Rede Elétrica?

Estabilizadores: Foram criados para proteger os eletrônicos das variações bruscas de tensão, corrigindo as diferenças de tensão da rede. Ou seja, se a rede estiver baixa, ele eleva sua potência e, do contrário, a limita para que o computador receba o nível de energia mais próximo do ideal. O computador e todos seus periféricos devem ser ligados ao estabilizador. Para escolher o estabilizador correto, some as potências de todos os aparelhos que serão conectados a ele e acrescente uma folga de 20%.

nobreak no break Filtro de Linha, Estabilizador ou NoBreak – Como proteger meu PC na Rede Elétrica?

No-break: Se os estabilizadores garantem o nível de energia constante, são inúteis em caso de blecautes. Os No-breaks, além de estabilizar, funcionam como baterias externas que garantem o fornecimento de energia em caso de alguma emergência nesse sentido. Também chamados de UPS (do inglês Uninterruptable Power Supply) podem tanto funcionar por apenas alguns minutos, para que o usuário possa desligar normalmente o computador sem a perda de dados e, neste caso, são chamados shortbreakes, quanto por longos períodos. Sua autonomia depende da potência de suas baterias e também da quantidade de equipamentos que estiverem ligados a ele.

Por quê preciso usar filtros, estabilizadores e no-breaks em meu computador?

Quase tudo dentro de um PC é feito usando eletricidade. Ela é convertida em processamento, usada para gerar lasers, que leem e gravam CDs e DVDs, transformada em pulsos magnéticos, usados para gravar dados nos platters do HD, convertida em sinais de rádio pela placa wireless ou em sinais analógicos pelo modem e pela placa de som, transformada em luz pelo monitor e assim por diante.

Começando do básico, os três problemas mais comuns na rede elétrica são os brownouts (sub-tensão), surtos (sobre-tensão) e spikes (descargas).

Nos brownouts (também chamados de sags) a tensão cai durante um certo período, muitas vezes para 90V ou menos, o que pode ser causado tanto pela própria rede elétrica quanto pelo acionamento de um chuveiro ou outro aparelho elétrico que consuma muita energia.

Todos os aparelhos eletrônicos são capazes de funcionar com uma tensão um pouco mais baixa (em geral, variações de até 10% para mais ou para menos são consideradas seguras), mas isso aumenta a corrente, fazendo com que a fonte do seu PC aqueça mais que o normal. Se a fonte já estiver trabalhando próxima da sua capacidade máxima, a queda na tensão pode acionar o circuito de proteção, desligando o micro. As fontes com PCF ativo possuem uma tolerância muito maior aos brownouts que os modelos antigos.

Os surtos são o problema mais comum, onde temos um aumento de até 100% na tensão, por um curto espaço de tempo. Os 127V da tomada se transformam em 150 ou 200V por algumas frações de segundo. Devido à sua curta duração, os surtos são relativamente benignos.

Finalmente, temos os spikes, que são descargas maciças, porém de curta duração. Eles surgem principalmente devido à ação de raios e queima de transformadores. Eles são especialmente perigosos, pois podem causar desde danos aos pentes de memória, HD e outros componentes sensíveis, até queimar completamente o equipamento.

Quando uso No Breaks, Estabilizadores e Filtros de Linha.

O uso indicado é basicamente nesta ordem. Se sua única preocupação é que não queime nada em seu computador, um filtro de linha resolve. Mas se você não quer que seu PC desligue em cada chuva, e quer um pouco mais de segurança, principalmente se o fornecimento de energia ou o sistema elétrico da sua casa não são confiáveis, um estabilizador é mais aconselhável. Porém, se você quer total segurança, e mais: não quer perder nada do que está fazendo, quer salvar aquele trabalho, aquele projeto ou mesmo aquele game; neste caso um NoBreak é imprescindível.

Na Mundomax você encontra muitas soluções para a segurança do seu PC, confira!  http://www.mundomax.com.br/estabilizadores_e_no_breaks_/