Um blog da Loja MundomaxLigue para (43) 3377-6686 central@mundomax.com.br

Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Internet via rede elétrica Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

O início do ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicções) regulamentou oficialmente a Internet Banda Larga via Rede Elétrica. Que desde então já está sendo testada em muitas cidades. A principal vantagem desta tecnologia, que fornece acesso à web pela tomada, é o fato de ela aproveitar uma estrutura já existente para chegar a regiões onde outras alternativas de acesso rápido ainda não estão disponíveis. Usar a internet vai ficar bem mais fácil. Cada tomada de uma residência será o ponto de acesso para se conectar à rede mundial.

A transmissão de dados é feita pela estrutura já existente de distribuição de energia elétrica. Os dados podem ser enviados diretamente do provedor de acesso para a rede elétrica até chegar aos usuários. Também é possível mesclar a forma de transmissão onde já existem outras estruturas: a conexão pode ser feita via cabo a partir do provedor até a região de um prédio. Se o edifício não tiver cabeamento, por exemplo, a conexão pode continuar sendo feita via rede elétrica até os apartamentos

O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz 91,7 a 30), e a energia elétrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia elétrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido. A tecnologia, também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede, como já dito acima. A Internet sob PLC possui velocidade não assíncrona: ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados. (Clique na Imagem abaixo para ampliar)

homeplug rede internet via rede elétrica Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Rede Doméstica de Internet Via Rede Elétrica

É bem simples. Primeiro ligamos um Módulo PLC do roteador na rede elétrica, e o do segundo computador também, aí é só configurar. Pode configurar como qualquer outra modalidade de rede, como você está habituado a fazer. Os Esses módulos têm o nome de “USB PowerLine”, para ligar na porta USB, ou “Bridge Ethernet 10/100 Mbps Powerline” para ligar diretamente na porta de rede.

Existem ainda adaptadores e roteadores que eliminam completamente os fios, como os mostrados no esquema da Trendnet, abaixo. Para uma rede doméstica, existem modens que “injetam” o sinal em sua rede elétrica residencial, e se você tiver uma placa de rede wireless, há modelos de “Pontos de Acesso Powerline Wireless” que ‘capturam’ o sinal na tomada mais próxima do computador, e disponibilizam o sinal como um roteador wireless qualquer:

A especificação mais usada hoje é a DS2, que se originou na Europa. Nos EUA, também é usado o padrão HomePlug. As versões comerciais vendidas no exterior hoje possui velocidade média de 200 Mbits/s. O principal diferencial entre os padrões é a frequência – cada uma com suas vantagens. No Brasil, não há ainda padrão definido, e a tendência é que o japonês, americano e europeu reinem juntas.

Internet Rede Elétrica PLC Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Soluções para Internet via Rede Elétrica:

 

Adaptador Para Internet Rede Elétrica Home Plug AV200 DUO SIEMENS

Adaptador Internet Elétrica Duo Siemens Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Quando o assunto é Internet Via Rede Elétrica, PLC (Power Line Communications), o Gigaset HomePlug AV200 Duo, da Siemens, resolve a parada. E é muito fáceis de usar. É só ligar o equipamento à tomada e ao computador. E é só isso mesmo.

O HomePlug AV200 Duo tem 50 metros de alcance e velocidade nominal de 200 Mbps. Os dados trafegam sempre criptografados para não ter problema de segurança.

O aparelho é pequeno e tem visual bacana, nas cores prata e branca. Para mais informações sobre ele e especificações técnicas, clique aqui.

Agora que você teve uma base de rede elétrica. Navegue a vontade em nosso blog.

 

Fonte de informação: http://www.guiadohardware.net

Matérias Relacionadas

17 Comentários

  1. Lais
    29/maio/2012 at 12:54 - Reply

    Ola gostaria de saber se na cidade de Simoes Filho na Bahia, ja tem esta tecnologia. Se for possivel me informem, como e se é possivel instalar isso na minha casa.

  2. Akira
    5/maio/2012 at 9:05 - Reply

    Vivo no Japão, por aqui se acha esses PLCs para comprar nas lojas de eletrônicos.
    Comprei para resolver um problema de fiação quando me mudei para um sobrado.
    Funciona perfeitamente, consigo receber a banda em qualquer tomada que eu coloque o adaptador.
    No meu caso funciona somente dentro da rede elétrica de casa, mas por aqui existem empresas que instalam em residencias.
    Exigem que o imóvel esteja no nome do contratante do serviço.
    Com certeza chega em breve as cidades brasileiras.
    A propósito, a velocidade da banda larga aqui é de 200 MB. Fibra ótica.

  3. janir petri fagundes
    8/novembro/2011 at 9:59 - Reply

    gosteria de saber se salgado filho parana esta sendo contemplado com internet via energia eletrica, pois estao trocando os fios da rede eletrica.

  4. Paulo
    5/agosto/2011 at 21:45 - Reply

    vai ter ou não essa PLC ? quando vai ter ? ainda esse século ? CANSEI DO SPEEDY, EU QUERO LOGO ESSE PLC !!!!! AQUI NA ZONA LESTE DE SP EM SUZANO, POÁ, ITAQUAQUECETUBA

  5. Geam Carlos
    25/julho/2011 at 14:59 - Reply

    Gostaria de saber se isso e verdade pois sou do pará, aqui na minha cidade Xinguara, a internet e uma vergonha, mal consiguimos acessar o msn e o skype, baixar programas isso e coisa de outro mundo, quando baixa ainda e 5 dias pra baixar, se for verdade vou colocar na minha casa.

  6. Julio Cesar
    30/junho/2011 at 9:29 - Reply

    Olá bom dia! A internet PLC já é uma realidade disponível para os usuários? Se sim, qual o caminho devo tomar para montar um provedor legalizado via rede eletrica em minha cidade? Estou em Paraiso do Tocantins-TO. Atenciosamente

  7. jair rodrigues da silva
    21/junho/2011 at 13:44 - Reply

    Uma boa Tarde. Qual o caminho devo tomar para montar um provedor legalizado via rede eletrica em minha cidade? Atenciosamente

  8. Renan Santos
    4/maio/2011 at 11:01 - Reply

    Olá!

    Moro no interior de SP (Pindamonhangaba) e gostaria de saber como faço para solicitar a Banda Larga via Rede Elétrica? Tem algum numero que eu possa estar ligando? Abraços e aguardo resposta!

  9. tiago de oliveira
    3/janeiro/2011 at 22:53 - Reply

    Gostaria de saber como fasso para ter essa tecnlogia em casa, pois moro em sitio em areado mg e o acesso a internet aqui é dificil. grato pela atençao

  10. jorge
    23/dezembro/2010 at 11:11 - Reply

    Um bom dia. Qual o caminho devo tomar para montar um provedor via rede eletrica em minha cidade? Atenciosamente jorge

  11. carlos alberto
    7/novembro/2010 at 0:19 - Reply

    Gostaria de saber como faço para ter esse tipo de serviço na minha residência.

  12. Pedro
    22/outubro/2010 at 18:49 - Reply

    Na minha cidade a empresa de energia elétrica ainda não está comentando do assunto , Portanto para usar este aparelho na tomada teria que ter um tipo de liberação do sinal por parte da empresa que fornece energia ou seria compra o modem PLC e conectar na tomada e no pc e pronto?
    Obrigado…

  13. Ruth
    11/outubro/2010 at 17:14 - Reply

    Olá tudo bom?
    Gostaria de sabre mais como funciona a internet via eletricidade, quais são os equipamentos necessários, e como é montada a rede.

    Obrigado.

  14. Meire Torres
    4/outubro/2010 at 15:23 - Reply

    Olá, gostaria de saber se há possibilidade de montar um provedor de internet via rede elétrica na minha cidade e quais são as exigências. Trabalhamos com internet via rádio e informática em geral. Aguardo retorno;

    Atenciosamente,
    Meire Torres

  15. Nome Reginaldo Gois
    28/setembro/2010 at 11:28 - Reply

    Bom dia ,gostaria de mais informações,em minha cidade tem monopolio da telefonica (não tem concorrente e nem tecnologia 3 g) ,esta liberado para todas as cidades esse sinal,como faço?moro a dez km da central da telefonica e não possuo banda larga,dizem que não tem disponibilidade.

  16. Ronei Alves Pequeno
    11/setembro/2010 at 19:22 - Reply

    OI Boa tarde , amigo tenho interece em monta um proverdo aqui em minha cidade pela rede eletrica gostaria de saber do que preciso para monta e se pode ma passe os nomes dos equipamentos necesarios pois ja tenho SCM e trabalho hoje com internet via radio os servidores ja tenho o que preciso mais, vc tem pode me ajuda ? se poder deiche o seu telefone no emali asimar pois le ligo

    Grato Ronei

  17. joao cesar de paula
    19/julho/2010 at 19:02 - Reply

    minha internet e muito lenta quero mais informaçao sobre essa internet e como fasso p/ ter ela na meu pc

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)