Internet via rede elétrica Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

O início do ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicções) regulamentou oficialmente a Internet Banda Larga via Rede Elétrica. Que desde então já está sendo testada em muitas cidades. A principal vantagem desta tecnologia, que fornece acesso à web pela tomada, é o fato de ela aproveitar uma estrutura já existente para chegar a regiões onde outras alternativas de acesso rápido ainda não estão disponíveis. Usar a internet vai ficar bem mais fácil. Cada tomada de uma residência será o ponto de acesso para se conectar à rede mundial.

A transmissão de dados é feita pela estrutura já existente de distribuição de energia elétrica. Os dados podem ser enviados diretamente do provedor de acesso para a rede elétrica até chegar aos usuários. Também é possível mesclar a forma de transmissão onde já existem outras estruturas: a conexão pode ser feita via cabo a partir do provedor até a região de um prédio. Se o edifício não tiver cabeamento, por exemplo, a conexão pode continuar sendo feita via rede elétrica até os apartamentos

O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz 91,7 a 30), e a energia elétrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia elétrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido. A tecnologia, também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede, como já dito acima. A Internet sob PLC possui velocidade não assíncrona: ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados. (Clique na Imagem abaixo para ampliar)

homeplug rede internet via rede elétrica Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Rede Doméstica de Internet Via Rede Elétrica

É bem simples. Primeiro ligamos um Módulo PLC do roteador na rede elétrica, e o do segundo computador também, aí é só configurar. Pode configurar como qualquer outra modalidade de rede, como você está habituado a fazer. Os Esses módulos têm o nome de “USB PowerLine”, para ligar na porta USB, ou “Bridge Ethernet 10/100 Mbps Powerline” para ligar diretamente na porta de rede.

Existem ainda adaptadores e roteadores que eliminam completamente os fios, como os mostrados no esquema da Trendnet, abaixo. Para uma rede doméstica, existem modens que “injetam” o sinal em sua rede elétrica residencial, e se você tiver uma placa de rede wireless, há modelos de “Pontos de Acesso Powerline Wireless” que ‘capturam’ o sinal na tomada mais próxima do computador, e disponibilizam o sinal como um roteador wireless qualquer:

A especificação mais usada hoje é a DS2, que se originou na Europa. Nos EUA, também é usado o padrão HomePlug. As versões comerciais vendidas no exterior hoje possui velocidade média de 200 Mbits/s. O principal diferencial entre os padrões é a frequência – cada uma com suas vantagens. No Brasil, não há ainda padrão definido, e a tendência é que o japonês, americano e europeu reinem juntas.

Internet Rede Elétrica PLC Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Soluções para Internet via Rede Elétrica:

 

Adaptador Para Internet Rede Elétrica Home Plug AV200 DUO SIEMENS

Adaptador Internet Elétrica Duo Siemens Como funciona a Internet via Rede Elétrica (Rede PLC)

Quando o assunto é Internet Via Rede Elétrica, PLC (Power Line Communications), o Gigaset HomePlug AV200 Duo, da Siemens, resolve a parada. E é muito fáceis de usar. É só ligar o equipamento à tomada e ao computador. E é só isso mesmo.

O HomePlug AV200 Duo tem 50 metros de alcance e velocidade nominal de 200 Mbps. Os dados trafegam sempre criptografados para não ter problema de segurança.

O aparelho é pequeno e tem visual bacana, nas cores prata e branca. Para mais informações sobre ele e especificações técnicas, clique aqui.

Agora que você teve uma base de rede elétrica. Navegue a vontade em nosso blog.

 

Fonte de informação: http://www.guiadohardware.net