Switch Rede O que é um Switch e para que serve?

Afinal para que serve um Switch? Está é uma pergunta que provavelmente muita gente já se fez; principalmente quando passamos em alguma loja especializada em informática, chegamos ao setor de acessórios de rede, e não sabemos dizer o que é Switch, o que é Hub e o que é Roteador.

O switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. Bem, a melhor maneira de entender o funcionamento do Switch é considerá-lo como uma evolução do HUB. Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network). No entanto, apresenta uma diferença fundamental – os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.

Hub: simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações conectadas a ele, como um espelho. Isso faz com que o barramento de dados disponível seja compartilhado entre todas as estações e que apenas uma possa transmitir de cada vez.

Switch: também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto.

Logo, como podemos perceber, um Switch trabalha de forma muito mais inteligente que o Hub, encaminhando os dados apenas para o destinatário correto. Já o seu “design”, este não tem jeito, é muito igual ao do Hub, ou seja, com um número “x” de portas para conexão de “x” computadores.

o que é switch O que é um Switch e para que serve?

Principais Vantagens do Switch

Em função de sua principal característica, o Switch tem a capacidade de aumentar o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, evitando a colisão de dados da rede principalmente quando as mesmas estão congestionadas.

Além da vantagem considerável em termos desempenho para redes congestionadas, o Switch também permite a comunicação em redes que tenham máquinas com placas com velocidades diferentes (10/10, 10/100), sem que a velocidade seja prejudicada. Ou seja, se duas placas 10/100 trocarem dados, será em 100 megabits por segundo. Caso a “conversa” seja entre placas 10/10, então, a transmissão de dados ocorrerá a 10 megabits por segundo. conexão rede switch e hub O que é um Switch e para que serve?

O Que é um Hub-Switch?

O HubSwitch é um dispositivo novo, uma espécie de switch mais econômico, barato. Geralmente é usado para redes com até 24 computadores.

Então se você for montar uma rede pequena, para ligar três computadores, por exemplo, um Hub-Switch já é suficiente. O preço deste equipamento é praticamente equivalente ao de um hub. E, se você for compartilhar Internet em banda larga, um hub switch pode proporcionar maior estabilidade às conexões. Para redes maiores, no entanto, o mais indicado são os Switches.

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre os Switchs, acesse nossa loja virtual e veja os Hubs e Switch que possuímos, além de uma linha completa de acessórios de rede, Confira!