Um blog da Loja MundomaxLigue para (43) 3377-6686 central@mundomax.com.br

Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

A Palheta certa para a boquilha certa. É de acordo com sua boquilha que você pode comprar a palheta ideal para seu Saxofone ou Clarinete.

Comprar Palhetas Vandoren Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

Muitos Saxofonistas e Clarinetistas, principalmente estudantes, saem por aí comprando qualquer boquilha que enxergam pela frente, não se adaptam, e chegam á conclusão errada de que é o instrumento que não presta. Na verdade, a relação boquilha x palheta, se dá de maneira diferente para cada instrumento, mesmo que da mesma marca e modelo.

Para escolher a palheta certa para sua boquilha, e antes que você deixe seu saxofone de lado, dê uma olhada nas dicas da Mundomax. É de acordo com sua boquilha que você pode comprar a palheta ideal para seu Saxofone ou Clarinete.

Lembrando que essas são apenas dicas, as facetas dos instrumentos de palhetas (no caso Saxofones e Clarinetes) são muitas. E estas nem são as dicas exatas aplicadas por todos os saxofonistas, pois cada um desenvolve técnicas diferentes, algumas extravagantes, outras mais populares.

 Palheta Rico Reeds Royal1 Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete

Boquilhas fechadas:

Necessitam de palhetas número 2,5 ou 3. Palhetas finas como 1,5 e 2, soam com baixo volume, perdem rápido a sua utilidade, pois amolecendo um pouquinho, ela fica encostando e apitando. Boquilhas fechadas, são para sons mais macios, encorpados, melódicos, e pouco abafados…

Boquilhas abertas:

Aqui sim, o ideal é usar palhetas mais moles, no caso 1,5 e 2, pois o som sai mais estridente, rasgado, e lembra muito som de jazz, blues… Se usarmos palhetas grossas com boquilhas abertas, o som fica pesado, a impressão que dá, é que o instrumento está com vazamento, dói a boca, e não é o ideal, principalmente para quem está iniciando no estudo de Saxofone ou Clarinete.

 Palheta Fibracell Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e ClarineteBoquilhas medianas:

A dica aqui é dar preferência para palhetas com número 2. Elas são tradicionais, utilizadas principalmente em igrejas. O som é tradicional e mediano. Mas Se você prefere um som mais melodioso, pode ser usado palhetas 1,5 também, para soar mais suave.

 

Bom, para você que está começando no mundo dos Instrumentos de Sopro, estas dicas, com certeza, vão ajudar a você economizar uma boa grana sem comprar palhetas erradas. No site da Mundomax você vai encontrar uma enorme variedade de Palhetas para Sopro, navegue à vontade, Clique Aqui.

Matérias Relacionadas

6 Comentários

  1. hugo macedo
    10/novembro/2010 at 3:22 - Reply

    Como se chama aquele instrumento que tem o som como os antigos pente com papel celofane

  2. Nilson Lemos
    20/julho/2010 at 21:22 - Reply

    Muito oportunas as dicas sobre como escolher e combinar certo boquilhas e palhetas. Estou iniciando a aprendizagem de saxofone (sax tenor), e as informações técnicas em muito ajudam os estudantes. Recortei o texto para rever outras vezes.
    Muito grato e um abraço.
    Nilson.

  3. marco
    11/maio/2010 at 20:13 - Reply

    como sei se minha ”boquilha ” é aberta ou fechada

  4. marco
    11/maio/2010 at 20:13 - Reply

    como sei se minha palheta é aberta ou fechada ???

  5. Saxofones bons para saxofonistas iniciantes | Blogmax
    26/fevereiro/2010 at 11:15 - Reply

    [...] uma olhada também nas dicas da Mundomax para ecolher as palhetas certas para Saxofone: Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete Marcadores: Instrumentos de sopro, Instrumentos Musicais, sax, saxofone, saxofone iniciante [...]

  6. Hélio Fontenele
    27/janeiro/2010 at 21:36 - Reply

    Mto bom! não sabia a diferença entre os sons das palhetas!!!

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Como escolher e comprar uma palheta para seu Saxofone e Clarinete