Meu teclado precisa de teclas sensitivas?

As teclas sensitivas são essenciais para realizar todas as funcionalidades do teclado dentro da música.

Se você costuma ter bastante contato com o meio musical, provavelmente você já tenha ouvido falar em teclas sensitivas ou sensor de pressão para instrumentos musicais. Afinal, este é um recurso bastante importante para diversos instrumentos, como para o teclado, por exemplo.

E o que são as teclas sensitivas?

Este é um equipamento comum que ajuda a medir a intensidade desejada do som. Ou, tecnicamente falando, para medir a grandeza física. Ele é responsável por controlar a pressão que é exercida ao tocar o instrumento.

A importância das teclas sensitivas no meu teclado

O teclado é um instrumento eletrônico que produz uma variedade de sons, o que o torna um grande instrumento auxiliador em diferentes estilos musicais. Ele atua tanto para melodias, quanto para percussão e harmonia.

Para poder exercer essa função com todas as suas possibilidades, as teclas sensitivas são um recurso essencial de um teclado.

Como assim?

Ao apertar uma tecla do instrumento com menos força e menos intensidade, o volume produzido será mais baixo e terá um determinado timbre. O mesmo acontece ao contrário. Quanto mais forte a tecla for apertada, o som sairá mais alto e com outro timbre.

Quem permite que essa expressividade seja feita através das teclas é justamente esse recurso de sensibilidade. Sem ele, todas as funções do teclado passam a ser limitadas, impedindo que o som se altere de acordo com a maneira que ele é tocado.

Dentro de uma música, o teclado acompanha o ritmo com sons bastante diferentes em cada momento. Ele emite uma variável de intensidade, de timbre e de volume, para dar o efeito e o resultado esperado.

Uma dinâmica ideal

Por todos esses motivos citados, a variação de dinâmica no teclado é considerada fundamental para qualquer tipo de música. Por isso, ter um teclado de qualidade e com teclas sensitivas é importante para poder cumprir este papel e realizar contraste e outras técnicas que cabem a ele dentro de uma melodia.

Atualmente, a maioria dos teclados já é produzida com este equipamento, o que facilita a compra correta para obter os melhores e mais essenciais sons de um teclado. Conheça aqui alguns modelos.

Complemente o som com pedais sustain

Mas o aperfeiçoamento do som do seu teclado não para por aí! Um equipamento bastante utilizado entre os tecladistas é o pedal sustain. Ele tem a função de manter as notas sustentadas e prolongadas. Seu uso se dá, principalmente, durante a troca de acordes ou quando se pretende mudar a harmonia da música.

Sem o pedal, o som fica com uma transição mais seca entre as notas. Por isso, muitos músicos dizem que o acessório é capaz de “preencher” melhor a música no teclado.

E o que o pedal sustain tem a ver com as teclas sensitivas?

Quando falamos em teclas sensitivas, o pedal sustain é um bom recurso para complementar o timbre desejado e a possibilidade de variações no som.

Afinal, não é apenas um equipamento ou recurso que tornará o som perfeito. É preciso instrumento de qualidade, com diferentes recursos e a técnica correta de tocar, para obter os melhores resultados que um teclado tem a oferecer – ou apenas um resultado específico que você deseja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Meu teclado precisa de teclas sensitivas?