Um blog da Loja MundomaxLigue para (43) 3377-6686 central@mundomax.com.br

Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Folk, jumbo, clássico, nylon, com ou sem cutway, flat, mini-jumbo, silent, dreadnought, aço, ovation, acústico, grand auditórium, grand concert, semi-flat, elétrico…

Atualmente no mercado existem muitas marcas, vários tipos de madeira, desenhos, cores, timbres particulares, encordoamentos, etc. Alguns com preços bem atraentes e outros muito maiores que nosso bolso. Dando continuidade ao artigo “Como comprar seu primeiro violão”, hoje a Mundomax preparou para você uma lista explicativa com alguns dos modelos de violão mais populares. Tudo para você fazer a escolha certa na hora de comprar seu violão.

Memphis AC39 137x300 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Clássico com cordas de nylon: Este é sem dúvida o modelo de violão mais vendido do mundo, isso porque possui um custo baixo, é macio, leve e oferece um fácil aprendizado. Eles são universalmente indicados para iniciantes ou quem quer um violão para tocar em casa e na roda com os amigos. Um bom exemplo é o AC39 da Tagima, na foto ao lado.

Violão Folk: Possui o timbre encorpado, ideal para bases, ele é muito utilizado na música sertaneja, blues e principalmente nos acústicos de mpb e pop/rock. Um violão folk é normalmente elétrico e com cordas de aço, é ideal para apresentações ao vivo, seja em igrejas, bares ou palco. Na foto abaixo está CH889 da Eagle, que além de folk, ele conta com um corte cutway, que é aquele corte no lado direito do corpo, ele facilita a chegada as notas mais agudas.

CH 889 EAGLE2 300x125 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

EG523SC1 138x300 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Jumbo: Os jumbos são os violões que estão em alta atualmente, principalmente com a popularização dos Takamines e o constante uso deste modelo de violão na música nacional. O jumbo é aquele violão que alguns chamam de “caixotão”. Ele possui o timbre mais brilhante do que o folk, o que proporciona solos com som mais envolvente, apesar do seu timbre menos encorpado em bases, ele é um violão versátil e com um som envolvente. Ao lado o EG523SC da Takamine.

Violão doze cordas: Com a onda de shows acústicos, ganhou mais popularidade. Possui timbre encorpado que proporciona uma base marcante. Para solo, causa um efeito de 2 violões. Ele é indicado para músicos intermediários e avançados, por ter uma tocabilidade pesada. Na foto abaixo está o CH888 da Eagle.

CH 888E12 cordas EAGLE 300x120 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Flat e semi-flat: Os Flats são aqueles violões mais finos, comumente usados em MPB, músicos eruditos e profissionais. Porém, com a chegada de violões flats mais baratos e a sua popularização, você encontra muitos músicos com violões flats nos bares, nas igrejas, em duplas sertanejas… São violões normalmente com cordas de nylon, os timbre destes violões é suave, dependendo da equalização que você faça, eles podem ser estridentes com muito brilho, possuir médios fortes ou até graves profundos . O semi-flat possui a lateral um pouco mais larga que os tradicionais flats. Abaixo está um vídeo de Benjamin Woods, endorser da GODIN, ele toca um excelente violão flat Multiac SA GODIN.

Na Mundomax você encontra uma grande variedade de violões, confira.

Leia Também: “Como comprar seu primeiro violão

Existem outros violões menos populares e mais elitizados como o Silent, Ovation, Grand autitórium e Grand Concert, abaixo a Mundomax disponibiliza uma imagem com fotos destes instrumentos. Clique na imagem para expandir.

modelos1 300x135 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Matérias Relacionadas

21 Comentários

  1. natan
    14/maio/2012 at 21:21 - Reply

    oiiiiiiiiiiiii

  2. denilson
    29/abril/2012 at 0:20 - Reply

    eu tenho um ”NICOL”muito zikka

  3. Ana Claudia
    9/março/2012 at 9:00 - Reply

    Eu quero um violão de nylon para tocar mpb, mas eu quero um violão bom, não qualquer um, porém eu não quero um violão elétrico, qual é a melhor marca de violão nylon aqui no Brasil? Existe violão flat sem ser elétrico?

    Obrigada, abraço!

  4. JOSE DA SILVA JUNIOR
    31/agosto/2011 at 11:29 - Reply

    Voltei a tocar musica clássica no violão, musicas de Tarrega , Fernando Sor, Segovia e outros , porem , ainda estou com um violão velho da marca Gianni e preciso comprar um melhor , mas tenho as minhas duvidas, quero investir em um instrumento que não seja caro , mas de boa qualidade … Andei vendo alguns violões da marca di Giorgio e percebi que as cordas no final são um pouco alta, não sei se da para acostumar com um violão assim, então , alguém que realmente entenda e toca ,poderia me dizer aonde eu encontro e que característica importantes devo observar para comprar em um violão para tocar clássico ?

    • Thiago Rodrigues
      31/agosto/2011 at 12:39 - Reply

      Na verdade sr. é difícil encontrar um violão que vem de fábrica, regulado, com as cordas baixas, macias… a maioria dos violões, principalmente com cordas de nylon onde as cordas vibram muito, e acabam trastejando, quando comprados o ideal é levar em um Luthier para regular o instrumento e deixá-lo do jeito que senhor deseja. Mas um VIolão que normalmente sai de fábrica mais regulado e com o encordoamento baixo nas escalas mais agudas, é o CX40 da Yamaha. Excelente Violão Clássico, elétrico, em meranti…
      http://www.mundomax.com.br/_violoes_eletricos_nylon/violao_eletrico_classico_nylon_natural_cx40_yamaha

  5. bianka
    7/junho/2011 at 20:44 - Reply

    eu sou chata e amo violao

  6. victoria
    7/junho/2011 at 20:42 - Reply

    gosto de violao

  7. mychelle
    19/abril/2011 at 9:47 - Reply

    eu quero aprender a tocar violão mais nao sei qual compra poderia me dizer a marca?

  8. vera valhentes
    28/março/2011 at 15:25 - Reply

    Gostaria de aprender a tocar violão, mais antes quero comprar o bendito, qual? como devo escolher? vcs vendem?

  9. anderson
    19/novembro/2010 at 12:13 - Reply

    estou para comprar um violao tagima folk kansas, e gostaria de saber se ele é bom
    estarei aguardando retorno

    • dell
      5/fevereiro/2012 at 18:26 - Reply

      não sei exatamente se o tagima folks e melhor mais os violões da tagima não só violoes mais cavaco tbm são muito bons

  10. fa
    11/setembro/2010 at 20:00 - Reply

    Gostaria de saber qual o melhor violão para comprar para iniciantes e que tem as mãos pequenas.
    Obrigado.

  11. diego antonio
    3/abril/2010 at 13:30 - Reply

    eu estou entereçado no ac39 por ser adequado

  12. Bia
    17/março/2010 at 21:47 - Reply

    Estou querendo fazer aulas de violão, porem ainda não tenho um, quero saber qual é o melhor modelo pra mim, pois tenho 1,50mt, meus braços não são tão grandes assim! Seria para tocar na rodinha e na Igreja! Abraços….obrigada.

    • Thiago Rodrigues
      18/março/2010 at 8:15 - Reply

      Bia, como você disse que já quer um violão para tocar na igreja, acredito que você vai precisar de um violão com cordas de nylon para que você não desista fácil do aprendizado e elétrico, já para plugar no som da Igreja. E tem que ser barato e de boa marca. Eu lhe indico o Violão Vegas Tuner da TAGIMA, um violão nacional, da boa marca Tagima, com cordas de nylon, braço fino (ideal se você tiver a mão pequena), elétrico e já vem com afinador embutido na captador. Só vclicar no link abaixo:
      http://www.mundomax.com.br/search/?searchLocation=&search=33121+33122&init=search

  13. Rogerio
    7/janeiro/2010 at 12:43 - Reply

    O que voces tem a dizer sobre os violões Giannini produzidos na CHINA?

    • Thiago - Mundomax
      7/janeiro/2010 at 13:19 - Reply

      Rogério, quanto a importação da Giannini de produtos Chineses, tem a nossa total confiança. Principalmente a parte de violões, você pode ver inclusive pelas madeiras utilizadas e o acabamento destes instrumentos, é tudo de alta qualidade. O que motiva trazer produtos da China é sem dúvida a mão de obra barata de lá. Até a Takamine, grande marca na atualidade produz instrumentos lá. Tudo pela relação CustoxBenefício.

      Por exemplo: o GCX15 SonicX by Giannini, é um violão estudante. Mas é feito com Tampo em Spruce e corpo em Agathis, duas madeiras nobres. Além de ter um acabamento impecável e tarraxas douradas. Porém seu preço é muito baixo.

      Thiago Rodrigues – Mundomax

  14. jose roberto
    13/dezembro/2009 at 15:12 - Reply

    preciso saber qual é a diferença do violão TAGIMA VEgas tuner para ativo

    att,

    JR

  15. Como comprar seu primeiro violão, violão barato é na mundomax | Blogmax
    14/outubro/2009 at 19:45 - Reply

    [...] Artigo relacionado: Modelos de Violão: Qual violão devo comprar? [...]

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?