Folk, jumbo, clássico, nylon, com ou sem cutway, flat, mini-jumbo, silent, dreadnought, aço, ovation, acústico, grand auditórium, grand concert, semi-flat, elétrico…

Atualmente no mercado existem muitas marcas, vários tipos de madeira, desenhos, cores, timbres particulares, encordoamentos, etc. Alguns com preços bem atraentes e outros muito maiores que nosso bolso. Dando continuidade ao artigo “Como comprar seu primeiro violão”, hoje a Mundomax preparou para você uma lista explicativa com alguns dos modelos de violão mais populares. Tudo para você fazer a escolha certa na hora de comprar seu violão.

Memphis AC39 137x300 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Clássico com cordas de nylon: Este é sem dúvida o modelo de violão mais vendido do mundo, isso porque possui um custo baixo, é macio, leve e oferece um fácil aprendizado. Eles são universalmente indicados para iniciantes ou quem quer um violão para tocar em casa e na roda com os amigos. Um bom exemplo é o AC39 da Tagima, na foto ao lado.

Violão Folk: Possui o timbre encorpado, ideal para bases, ele é muito utilizado na música sertaneja, blues e principalmente nos acústicos de mpb e pop/rock. Um violão folk é normalmente elétrico e com cordas de aço, é ideal para apresentações ao vivo, seja em igrejas, bares ou palco. Na foto abaixo está CH889 da Eagle, que além de folk, ele conta com um corte cutway, que é aquele corte no lado direito do corpo, ele facilita a chegada as notas mais agudas.

CH 889 EAGLE2 300x125 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

EG523SC1 138x300 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Jumbo: Os jumbos são os violões que estão em alta atualmente, principalmente com a popularização dos Takamines e o constante uso deste modelo de violão na música nacional. O jumbo é aquele violão que alguns chamam de “caixotão”. Ele possui o timbre mais brilhante do que o folk, o que proporciona solos com som mais envolvente, apesar do seu timbre menos encorpado em bases, ele é um violão versátil e com um som envolvente. Ao lado o EG523SC da Takamine.

Violão doze cordas: Com a onda de shows acústicos, ganhou mais popularidade. Possui timbre encorpado que proporciona uma base marcante. Para solo, causa um efeito de 2 violões. Ele é indicado para músicos intermediários e avançados, por ter uma tocabilidade pesada. Na foto abaixo está o CH888 da Eagle.

CH 888E12 cordas EAGLE 300x120 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?

Flat e semi-flat: Os Flats são aqueles violões mais finos, comumente usados em MPB, músicos eruditos e profissionais. Porém, com a chegada de violões flats mais baratos e a sua popularização, você encontra muitos músicos com violões flats nos bares, nas igrejas, em duplas sertanejas… São violões normalmente com cordas de nylon, os timbre destes violões é suave, dependendo da equalização que você faça, eles podem ser estridentes com muito brilho, possuir médios fortes ou até graves profundos . O semi-flat possui a lateral um pouco mais larga que os tradicionais flats. Abaixo está um vídeo de Benjamin Woods, endorser da GODIN, ele toca um excelente violão flat Multiac SA GODIN.

Na Mundomax você encontra uma grande variedade de violões, confira.

Leia Também: “Como comprar seu primeiro violão

Existem outros violões menos populares e mais elitizados como o Silent, Ovation, Grand autitórium e Grand Concert, abaixo a Mundomax disponibiliza uma imagem com fotos destes instrumentos. Clique na imagem para expandir.

modelos1 300x135 Modelos de Violão: Qual violão devo comprar?