Hoje nós da Mundomax decidimos compor um artigo diferente. Voltado para mães e pais, este artigo tem o intento de provar, por A+B, o quão a música é importante na vida de uma criança, o que o ato de aprender a tocar algum instrumento musical é capaz de fazer e para qual instrumento levar seu filho.

musica para crianças musicalização infantil Musicalização Infantil: Aprendendo a tocar um Instrumento

Benefícios da Musicalização Infantil

Mas afinal o que é musicalização? Tecnicamente: é tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical. Complicou? Fique tranquilo, basicamente é deixar que música aja pela música, na vida do seu filho.

Desde cedo, aliás, desde que nascemos, já estamos em contato com música, nossos pais cantam, compram brinquedos com “musiquinha”, ligam o CD da Xuxa para nos distrair, mais tarde nos ensinam a cantar “atirei o pau no gato”, e por aí vai. Parece besteira, mas você não tem ideia o quantos estes pequenos contatos com a música já mechem com a criança. Que diríamos se ensinássemos a criança a fazer música.

Bem, como prometido, vamos aos Benefícios:

benefícios da músicalização infantil Musicalização Infantil: Aprendendo a tocar um Instrumento

Crianças que crescem ouvindo, cantando e “dançando” ao som das batidas de alguma música estão desfrutando do que cientistas chamam de “riqueza sensorial”. Sendo que, a criança está exposta à uma vasta variedade de gostos, cheiros, texturas, cores e sons. E a criança que desfruta de um ambiente tão rico e variado está absorvendo mais do que apenas diversão, está desenvolvendo seu lado intelectual, uma personalidade diferente, mais rica mais ampla.

A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a expressar-se de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música o ajuda a desenvolver autonomia em suas atividades habituais, assumir cuidado de si mesmo e ampliar seu mundo de relacionamentos.

A música tem o dom de tocar as pessoas. A criança que tem contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa.

Aprendendo a Tocar e a Cantar

Pesquisas mostram que crianças que têm uma participação ativa na música, tocam ou cantam: São melhores na leitura e na matemática quando começam na escola, pois já estão desenvolvendo partes do cérebro que não seriam desenvolvidas se elas não tivessem iniciado esta atividade. Foi indicado em estudos que o treinamento musical, desenvolve fisicamente partes do cérebro que estão relacionadas com o processamento de linguagem e da razão.

violão infantil criança Musicalização Infantil: Aprendendo a tocar um Instrumento

Uma criança que começa seu aprendizado em algum instrumento musical, é capaz de melhor concentração e controle de seus movimentos. Isso por que a criança logo percebe que se não tocar as notas na ordem correta, o som não será tão bonito quanto ela espera. E não só as notas devem seguir uma ordem pré-determinada, como os dedos devem estar firmes em posição específica. Estas exigências tornam-se em capacidade, depois em habilidade e expandem-se à vida acadêmica, tornando a criança em um aluno mais disciplinado.

Pode acreditar, a iniciação em algum instrumento musical pode melhorar, e muito, a auto-estima da criança, pois durante a apresentação da música, a criança torna-se o centro das atenções e ela vê que aquilo que está fazendo é de interesse para outros, aumentando assim a probabilidade de sucesso pessoal. A disciplina que a música provê, especialmente quando trabalhada em grupos, ajuda a criança a trabalhar mais eficientemente no ambiente escolar.

Qual instrumento musical é o ideal para meu filho?

Aulas de violão são as mais comuns quando se fala em aprender algum instrumento musical, mas, na verdade, é importante que a criança se identifique com o instrumento. Dessa forma essa aprendizagem pode gerar frutos, e quem sabe essa “brincadeira” pode se tornar uma profissão, um modo de ganhar a vida; como é o caso de muitos músicos que começaram por hobby e encontraram na música um estilo de vida.

O Violão

Mas realmente, o violão é o mais prático, além de possuir modelos infantis específicos para certas idades, é um instrumento acessível e suas aulas, de um modo geral, são as mais baratas das Escolas de Música. Pode-se tocar com ele qualquer tipo de música, e é provavelmente o instrumento mais eclético.

Porém pode-se tornar para algumas crianças, uma experiência traumática, já que é um instrumento em que os dedos precisam estar firmes nas cordas para se tirar algum som, e crianças que possuem os dedos das mãos mais sensíveis, podem machucar os dedos e ter grandes dificuldades no aprendizado. Neste caso, é bom não pressionar a criança, por que logo a prática vem, mas o melhor mesmo, é escolher outro instrumento, como o: Teclado.

instrumento musical para criança Musicalização Infantil: Aprendendo a tocar um Instrumento

O Teclado

O teclado é normalmente a escolha certa para 90% das crianças. Menos prático que violão, afinal precisa de energia elétrica para funcionar e normalmente mais caro também, o teclado é sempre a segunda opção dos pais. Mas é a que sempre indico, afinal é um instrumento super simples de aprender, e mais, para tirar som dele, não precisa nunca ter feito uma aula se quer, basta a criança pressionar as teclas e já vai sentir como é fazer “música” com as próprias mãos.

Um outro destaque do teclado é que a maioria dos modelos para iniciantes, possuem mini-cursos interativos neles. Alguns ajudam a ensinar os acordes, outros ensinam a tocar alguma músicas, ascendem as teclas… e muito mais.

Outros Instrumentos

É claro que existem muitos outros instrumentos, mas precisaríamos de um livro para descrevê-los todos aqui. Entre outros instrumentos perfeitos para musicalização infantil são os tambores, chocalhos, apitos, baterias infantis, flautas, gaitas de boca… Deixo aqui também um destaque especial para o violino, se seu filho já passou dos 10 anos, este é um instrumento belíssimo, que exige dedicação da criança, coordenação motora e ao contrário do que muitos pensam, é um instrumento baratíssimo e suas aulas idem.

Dicas da Mundomax

A Giannini possui, talvez, a melhor linha de violões para estudantes: são dois modelos de violões infantis e um modelo, de tamanho normal, de violão iniciante. Inclusive, os violões infantis possuem cores como rosa e roxo, ideais para meninas e garotos estilosos, eles possuem o som e as características de um violão clássico comum, só que em tamanho reduzido, para proporcionar mais conforto e tocabilidade a criança.

E por causa do sucesso destes violões, nós da Mundomax criamos uma tabela com os modelos e idades da criança:

Idade de 4 à 6 anos e com 95cm à 1,15m de altura: Violão 1/4 ;

Idade 5 à 8 anos e com 1,15m à 1,30m de altura: Violão 1/2;

Idade 8 à 11 anos e com 1,30m à 1,50m de altura: Violão 3/4;

Para Crianças com idade acima de 11 anos indicamos já um violão normal, não infantil. Isso porque a criança vai crescer e se desenvolver e logo vai querer um violão maior. E também para que ela não sinta a diferença no tamanho e peso do violão quando for pegar um violão normal.

Quer saber mais sobre estes violões, clique aqui.

Agora que você leu sobre a importância da Música na vida de uma criança, conheça nossa loja virtual de Instrumentos Musicais: http://www.mundomax.com.br/instrumentos_musicais

violão infantil giannini criança Musicalização Infantil: Aprendendo a tocar um Instrumento

Conheça nossa loja virtual de Instrumentos Musicais: http://www.mundomax.com.br/instrumentos_musicais