Se existe algo que um guitarrista gosta é experimentar, testar e escolher efeitos e novas possibilidades para a sua guitarra. Sem desmerecer as novas pedaleiras digitais, mas nada como um bom set up de pedais. Existem alguns imprevistos, é verdade. Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato… Mas tudo pode ser resolvido, principalmente se possuímos os pedais certos.

Para quem está começando, são sempre as mesmas perguntas: O que é um Delay? Meu Deus, pra que serve um overdrive? Reverb?? Bom a Mundomax hoje vai expor para você os efeitos mais tradicionais do mercado.

Distorção

Sem dúvida o efeito mais procurado por aspirantes a guitarristas e guitarristas profissionais. Em geral a distorção corta fora as frequências extremas de um som, complicou? Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, consequentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, hard rock, emo e rock em geral. Bandas como Pearl Jam, Metalica, AC/DC e Rolling Stones. Para quem gosta de Metal, pedais de efeito como Metal Zone da BOSS, possuem controles eficientes que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado. Abaixo veja o teste do DS2 da BOSS e do M104 da DUNLOP:

Overdrive

Se alguém te disse que Overdrive e Distorção é a mesma coisa, pode esquecer. O Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode aguentar, é o que muitos guitarristas fazem sem pedal, como Slash (ex Guns n’Roses) faz, ele satura o ganho da sua Les Paul para produzir uma distorção mais leve, porém suja. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Frequentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra. Veja abaixo o SD1 da BOSS:

Chorus

O Chorus funciona como um espelho para o som que você está produzindo, deixa a impressão de estar tocando em um violão de 12 cordas. Ele é um efeito sutil, mas indispensável para performances ao vivo. Ele dá um efeito trêmulo ao som do instrumento. Confira abaixo um dos melhores pedais chorus do mercado, o CH1 da BOSS:

Delay

Mas não confunda Chorus com Delay. O Delay atrasa o som, ele repete exatamente o que você tocou logo em seguida. Pode ser usado para dar profundidade ao som ou criar um efeito elegante. O bom guitarrista do U2, The Edge, usa muito esse efeito, usa inclusive o DD3 da BOSS:

Flanger

O Flanger é basicamente um Chorus exagerado, soa quase como um avião a jato voando sobre você. Um excelente guitarrista que usa um pedal Flanger é Tom Morello (ex Rage Against The Machine e Audioslave). Confira o teste do BF3 da BOSS, o pedal Flanger mais usado do mundo:

Wah-Wah

cry baby slash signature 300x190 Pedal para Guitarra: Efeitos

Wah Wah é um pedal que altera o timbre. Você pode acionar o pedal para frente e para trás produzindo um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão tone da sua guitarra. Um pedal Wah Wah muito bom, considerado como padrão da indústria, é o DUNLOP Crybaby.

Reverb

Reverb é um efeito que já vem incluso em muitos dos amplificadores. Ele simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som. Um dos melhores pedais de reverb que existe é o RV5 da BOSS:

Mas existem muitos outros pedais como Phaser, Tremolo, Compressor, Octave, Whammy, Loop, Fuzz…, mas estes a Mundomax promete explicar mais a frente, aguarde. No site da Mundomax você encontra muitos outros pedais para guitarra, confira.