Um blog da Loja MundomaxLigue para (43) 3377-6686 central@mundomax.com.br

A Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos

Setup de Pedais A Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos

Hoje nós da Mundomax daremos algumas dicas sobre a ordem dos pedais em SetUp. Lembrando que: NÂO há regras, o juiz final é o seu ouvido. Mas, existem alguns truques e manhas (etiqueta eletrônica) que alguns guitarristas mais experientes não dispensam.

Acerca dos Pedais Compactos

Com a aparição dos multi-efeitos digitais (pedaleiras), há alguns anos atrás, parecia que a jornada dos pedais compactos estava condenada ao desaparecimento. Porém, os guitarristas perceberam que para alguns timbres nada pode substituir certos pedais como Overdrive, WahWah, Fuzztones, etc.

Especialmente para timbres de rock, um pedal de Overdrive ligado em linha entre a guitarra e o pré-amplificador eleva o ganho do sinal saído da guitarra e este chega ao Cubo muito mais forte. Em outras palavras, ele já chega com um certo nível de saturação e, assim, você pode conseguir um som realmente “matador”, adicionando a distorção do pre-amp.

Também são populares antes do pré-amp pedais como wah-wah, chorus, flanger e phaser. A maneira tradicional de conectá-los é como uma corrente, plugando o output (saida) de um ao input (entrada) do seguinte, dando sequencia a esse procedimento até o final da corrente.

O problema é que estes pequenos companheiros possuem um ruído inerente ao seu funcionamento, que vai se amplificando na medida em que você cresce sua corrente. Isso nos leva ao nosso primeiro truque de conexão de pedais de efeitos: Posicione os pedais de maior ganho de sinal no início da sua corrente Um pedal Overdrive vai amplificar o ruído inerente da sua corrente muito mais do que um Wah-Wah, chorus ou flanger fariam, o que significa que esse mesmo Overdrive colocado no fim da linha irá causar um prejuízo indesejável ao seu som.

A Famosa Ordem dos Pedais (by BOSS)

O texto abaixo tem como base o texto original do site da Boss. http://roland.com.br/boss/

ordem de pedais compactos conexão A Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos

A figura acima apresenta a ordem de conexão mais usada por guitarristas no mundo todo, é a ordem indicada pela BOSS. Esta ordem de Pedais leva em consideração o timbre final da guitarra e também a geração de ruídos no sinal do instrumento.

Antes de começar a falar sobre os pedais, é importante que o guitarrista saiba que cabos de baixa qualidade, amplificadores que “matam frequências” e cordas velhas afetam negativamente o timbre final do seu Setup. Nenhum pedal de efeito conseguirá salvar um amplificador que tem deficiência de graves, excesso de agudos e etc.

Wah Wah Setup de pedais A Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos

Vamos começar pelo wah-wah, provavelmente o mais polêmico de todos os pedais. O wah-wah pode ser colocado logo após a guitarra, ou logo após as distorções. Colocando-o logo após a guitarra (posição 1), o ruído gerado será menor e o pedal fará a leitura do som direto da guitarra, sem passar por efeitos que alteram o timbre original do instrumento. Esta opção gera timbres mais “vintage” de wah-wah, bastante utilizados por “Bluseiros”. Colocar o wah-wah logo após as distorções fará com que seu setup tenha mais ruídos quando os dois efeitos estiverem ligados, porém, o efeito final de wah com distorção será mais radical do que na posição 1.

O chorus também ocupa duas posições preferidas pelos guitarristas, a primeira e mais óbvia é após as distorções, e a segunda não muito conhecida, é colocar o pedal de chorus após o delay. Nesta posição, o timbre final da soma do efeito de delay e chorus é um pouco mais rica, porém com o chorus “fora do alcance do noise suppressor”, os ruídos podem aumentar.

Outro pedal polêmico é o equalizador. Este pode vir praticamente em qualquer lugar na ordem dos pedais, porém, o local preferido pelos guitarristas é logo após a distorção, para poder proporcionar um segundo timbre de distorção e também para funcionar como “booster”na hora de solos e passagens que exigem mais volume da guitarra.

Pedal Phase Shifter Boss PH 3 A Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos

A única regra mais rígida que temos em relação a ligação dos pedais é a que fala sobre oitavadores, harmonizers e pitch shifters. Estes pedais precisam “ler” o som puro da guitarra para gerar outras notas (oitavas, terças, quintas e etc). Portanto, é aconselhável ligá-los antes de todos os outros pedais, para garantir que as notas adicionais sejam criadas com precisão.

Por último mas não menos importante vem os pedais de volume. Existem duas opções para esse pedal. Quando colocado logo após a guitarra ele funciona como o próprio potenciômetro de volume da guitarra e serve para deixar o guitarrista com as mãos livres na hora de controlar o volume de saída da guitarra. Neste caso utilize sempre pedais de alta impedância (FV-500H por exemplo). Quando colocado entre pedais ou no final da cadeia de pedais, ele passa a controlar o timbre final gerado pelos efeitos. Neste caso utilize pedais de baixa impedância (FV-500L por exemplo). Colocando o pedal de volume antes de tudo você irá influir diretamente na resposta dos pedais de distorção e overdrive. Colocando o pedal de volume após os pedais, você terá controle do volume final do timbre, sem alterar a resposta dos seus pedais de drive e distorção.

Dica da Mundomax

“A busca de um som de guitarra que definitivamente satisfaça o músico chega a ser uma obsessão. E esta obsessão é totalmente necessária, pois o timbre do seu instrumento é o veículo que transporta a sua emoção até os ouvidos do público. Um excelente discurso, uma tocante palavra, sem dúvida, fica inaudível diante de um bom solo de guitarra. Por isso os guitarristas estão sempre as voltas com compra, venda e troca de todo o tipo de equipamento disponível. E é importante lembrar que cada um, dentro do seu estilo, tem uma necessidade diferente e montar um bom set de pedais depende da perfeita interação entre os equipamentos. Experimente, pesquise, use o seu bom senso e procure familiarizar-se com algumas simples regras de “etiqueta eletrônica”. Use os truques citados acima, mas lembre-se: “no fim, é você e seus ouvidos que irão decidir o que é melhor para a sua guitarra”.  Thiago Rodrigues – Mundomax

 Agora que você curtiu algumas simples dicas para montar o seu setup de pedais, entre em nosso site e confira as promoções de Pedais de Efeito que oferecemos para você, é a maior variedade de pedais da internet, Confira! http://www.mundomax.com.br/pedais_de_efeitos_/

Artigos Relacionados:

Como montar um Set de Pedais

Pedal para Guitarra: Efeitos

Pedal Wah Wah

Pedal Giannini! Ele está de Volta

Matérias Relacionadas

2 Comentários

  1. geovane
    12/fevereiro/2012 at 12:25 - Reply

    cara gostei!!
    mais como eu poderia fazer a sequencia certa com:
    Delay, Chorus, Ds-1,Ds-2 e Wah?

  2. luis
    7/julho/2010 at 13:42 - Reply

    em cara , mas voc vende este pedal ,,wah-wah,

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
A Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos