Os riscos da Água da Torneira

Você sabia que a água da torneira pode fazer mal para a saúde?

Muitas cidades obedecem as normas de seus governos ou as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativas à Qualidade da Água Potável, mas isso não significa que a água que sai da sua torneira é pura. Desinfetantes e outros produtos químicos são adicionados para matar todos os germes que possam estar presentes no abastecimento de água, mas eles podem fazer com que a água da torneira tenha cheiro e gosto desagradáveis. Os desinfetantes também deixam derivantes indesejáveis na água da torneira, que podem ser prejudiciais à saúde. Canos subterrâneos e tanques de água corroídos ou sujos também podem afetar a qualidade da água que sai da sua torneira.

A água que bebemos pode até parecer pura, mas, examinando-a com cuidado, você pode descobrir convidados indesejáveis dentro dela. Não podemos vê-los. Não podemos sentir seu cheiro. Algumas vezes, nem podemos senti-los. Mas eles estão lá. Sem uma filtragem apropriada da água, você pode estar colocando a saúde da sua família em risco.

Veja abaixo o que normalmente aparece na água de torneira e o que é possível fazer para garantir que a água que você bebe é realmente pura.

Cloro: Um tipo de desinfetante adicionado para controlar microorganismos, como bactérias e vírus. Ele pode afetar o gosto e o odor da água, além de trazer elementos perigosos e causadores de infecção.

Metais Pesados: Podem penetrar na água através dos canos que entram na sua casa ou de fontes de água contaminada, como rios poluídos por descardas de fábricas irresponsáveis. A exposição excessiva ao chumbo é perigosa, especialmente para crianças e bebês.

Vírus: Podem aparecer na água exposta ao meio ambiente, seja através de sistemas inadequados de encanamento ou do armazenamento em reservatórios abertos. A água turva rica em sedimentos também pode conter vírus. Podem causar diarreia, cólicas estomacais, giardíase, hepatite, icterícia, febre tifoide e disenteria.

Compostos orgânicos Voláteis: Em sua maioria, os compostos orgânicos voláteis (COV) são agentes poluidores industriais feitos pelo homem, que invadem as fontes de água a partir da descarga de fábricas ou de instalações químicas. Os efeitos potenciais sobre a saúde incluem aumento do risco de câncer e problemas no sistema imunológico.

Cistos e Algas: A água armazenada em ambientes abertos (como caixas d’água) também pode ser utilizada por pequenos animais, como pássaros e ratos. Dessa forma, cistos e algas entram na sua água potável e fazem você ficar doente.

DBPs: São infecções derivadas de produtos, e resultam da interação entre os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e desinfetantes químicos como cloro. Suspeita-se que os DBPs sejam carcinogênicos.

Resíduos de Medicamentos: Os medicamentos pelos seres humanos e animais penetram no sistema de esgoto através de matéria fecal e urina. Tratamamentos sanitários inadequados poluem fontes de água como rios, contaminando sua água e fazendo você ficar doente.

Pesticidas: Utilizados por fazendeiros para proteger as colheitas, os pesticídas penetram nas fontes de água da chuva, como nos rios. Os poluentes agrícolas podem causar vários problemas de saúde.

Bactérias: Podem aparecer na água exposta ao meio ambiente, seja através de sistemas inadequados de encanamento ou do armazenamento em reservatórios abertos. Sabe-se que causa diarreia, cólicas estomacais, giardíase, hepatite, icterícia, febre tifoide e disenteria.

Você sabia que ferver a água da torneira não a purifica totalmente?

Ferver a água parece uma boa ideia, porque é mais barato do que comprar todas aquelas garrafas na loja e levá-las para casa. Mas infelizmente: 20 minutos de intensa fervura não conseguem remover todas as impurezas que podem estar presentes na sua água. Até porque, ferver a água, além de ser uma maneira ineficaz de obter água potável, é inconveniente: pois exige muito tempo e força de vontade.

Dica da Mundomax: Beba água pura e segura com os Purificadores de Água Philips. Clique Aqui.

Fonte: http://www.purewater.philips.com/br/pt/

5 comentários em “Os riscos da Água da Torneira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Os riscos da Água da Torneira