microfonia O que é Microfonia? Como acabar com ela?

É só juntar microfones, amplificadores e Alto Falantes, que a bendita microfonia já aparece. E o pior: a Microfonia é um problema crônico na maioria das igrejas, shows em ginásios e demais eventos que necessite de equipamento de som. Por isso, nós da mundomax hoje vamos dar algumas dicas para ajudar a você acabar com a microfonia de uma vez por todas.

Microfonia: O que é?

O processo causador da microfonia, também chamado de realimentação positiva do sistema de som, é o seguinte: o som sai do alto-falante, é captado pelo microfone, é transformado em sinal elétrico e reforçado pelo amplificador que, por sua vez, entrega este sinal ao alto-falante. O falante transforma este sinal em som, que é captado novamente pelo mesmo microfone, repetindo o processo indefinidamente. Entendeu?

Traduzindo: a microfonia é aquele uivo agudo ou grave intermitente, irritante e por vezes insuportável, que sai das caixas de som. Acontece normalmente, como explicado acima, quando colocamos um microfone na frente de um alto falante, logo, ele capta o som vindo da caixa e então temos o surgimento da microfonia.

A microfonia pode variar de acordo com a distância do microfone ao alto-falante, dos obstáculos que existam no local, do ângulo do microfone em relação à fonte sonora, dos filtros existentes no amplificador, dentre outras razões.

As principais causas de microfonia são:

• tipo de microfone usado;

• posicionamento incorreto dos monitores e das caixas de PA;

• alto volume nos monitores e no PA;

• ganho excessivo nos microfones;

• equalização excessiva.

Outro fator importante a destacar diz respeito ao posicionamento dos monitores e das caixas de PA, que são fortes atuantes na geração da microfonia.

Posicionamento incorreto dos monitores e das caixas de PA

Esta é uma das principais causas de microfonia. Quando o som oriundo das caixas de PA incide diretamente sobre os microfones, a possibilidade de ocorrer microfonia é grande. Sendo assim, evite posicionar os microfones no campo de projeção das caixas.

O posicionamento dos monitores também é crítico. Distribua os monitores no palco de acordo com o padrão de captação dos microfones utilizados. Se você estiver usando microfones cardióides, o monitor pode ser posicionado diretamente atrás do microfone. Como o microfone cardióide rejeita os sons traseiros, não haverá microfonia (imagem abaixo).

microfonia posicionamento do monitor1 O que é Microfonia? Como acabar com ela?

Se os microfones em uso forem do tipo supercardióides ou hipercardióides, os monitores devem ser posicionados num ângulo de 120º em relação ao microfone, uma vez que a maior rejeição está nesta posição.

microfonia posicionamento do monitor2 O que é Microfonia? Como acabar com ela?

Mas um grande problema de geração de microfonia, em relação ao posicionamento dos monitores, é a reflexão do som na parede de fundo do púlpito, que volta sobre o microfone produzindo a microfonia. Sendo assim, posicione os monitores de forma a evitar a projeção direta do som sobre a parede de fundo do púlpito ou revista esta parede com material “sonoabsorvente”.

Alto volume nos monitores e nas caixas de PA

Este é outro problema causador de microfonia. Mesmo quando os monitores estão posicionados corretamente, se os volumes do PA e do monitor estiverem muito altos, o som alcançará o microfone causando problemas.

O que geralmente causa altos níveis de volume no palco são os cubos dos instrumentos, que funcionam bem acima da necessidade. Um passo importante para a diminuição deste nível de volume é a celebração de um acordo entre músicos e operadores de som para que a intensidade sonora dos cubos seja reduzida, permitindo a redução proporcional dos níveis do PA e do retorno.

Outra solução que tem se mostrado eficiente é adoção de um sistema de monitoração por fones de ouvido, que permite a redução dos níveis sonoros para um patamar bastante confortável.

Microfone Condensador O que é Microfonia? Como acabar com ela?

Ganho excessivo nos microfones

Muitos confundem ganho com volume. O controle de ganho regula o nível do sinal que entra no canal enquanto o potenciômetro do volume controla o sinal que está saindo do canal. Se o ganho for muito elevado, com certeza gerará distorções no sinal e causará um desequilíbrio no sinal causando microfonia.

Para que estes problemas não ocorram, é necessário que o ajuste do ganho de entrada do canal seja feito de forma adequada. Em geral, este ajuste é feito em conjunto com o botão PFL e com a barra de leds da seção Master. Com os controles de volume fechados (canal e master), pressiona-se a tecla Solo e injeta-se o sinal do microfone no canal. Observa-se o comportamento do sinal na barra de leds.Começa-se a abrir o controle de ganho e quando o sinal atingir 0 dB, o ajuste está completo. Este procedimento deve ser feito para todos os canais individualmente.

Equalização excessiva

Muitas pessoas imaginam que um som de qualidade é aquele que tem os agudos muito pronunciados. Para conseguir isto, diversos operadores incrementam as freqüências agudas do equalizador, provocando desequilíbrios na resposta do sinal e gerando realimentações destas frequências, causando microfonia.

Há uma máxima, cunhada pelo engenheiro de som americano Pat Brown, que diz “Em Áudio, menos é mais”. Pat Brown quer dizer com isto que qualidade não está relacionada com quantidade. Quando você precisar utilizar um equalizador, utilize-o com muita parcimônia evitando, sempre que possível, os ganhos e dando preferência às atenuações.

equalizador O que é Microfonia? Como acabar com ela?

Procedimentos para evitar ou reduzir microfonia

• Escolha com cuidado o tipo de microfone a ser utilizado. Dê preferência aos microfones dinâmicos e cardióides;

• Posicione corretamente os monitores baseando-se no padrão de captação do microfone;

• Evite posicionamentos nos quais o som oriundo dos monitores possa incidir sobre a parede de fundo do púlpito, ser refletido e voltar sobre os microfones;

• Não aponte o microfone para as caixas;

• Não envolva a cápsula do microfone com as mãos;

• Procure manter os microfones fora do campo de projeção das caixas de PA;

• Quanto mais microfones abertos houver, maior será a possibilidade de ocorrer microfonia. Sendo assim, use apenas a quantidade de microfones necessária, sem exageros;

• Trabalhe com níveis de pressão sonora (volume) adequados;

• Ajuste corretamente o nível de entrada do sinal na mesa;

• Seja parcimonioso na equalização.

Bem, agora navegue a vontade em nosso blog.

Fonte: http://www.somaovivo.mus.br