guitarra infantil Devo Comprar uma Guitarra Para Criança?

1- Devo Comprar uma Guitarra Para Criança? Deve! Claro que deve! Só dê uma lida no artigo abaixo antes:

Ultimamente temos recebido muitas perguntas de mães e pais um bocado desorientados (não se ofendam). O fato é que muitas crianças, normalmente entre 8 e 13 anos, principalmente aquelas que tem uma “caidinha” para o rock and roll, puxam a calça do pai/mãe e dizem: – Eu quero aprender a tocar a guitarra.

Aí é que as dúvidas começam a martelar nas cabeças dos pais. “Meu Deus o que eu compro para meu filho?”. As dúvidas que temos recebido ultimamente é: Comprar um violão para começar, ou comprar de cara uma boa guitarra?

Parece besteira mas esta é uma dúvida pertinente. Eu mesmo já troquei de opinião sobre este assunto no mínimo umas 40 vezes, inclusive na hora de escrever este artigo. Mas no fim, bolei umas dicas que podem ser interessante para você pai e mãe que chegou aqui com dúvidas. Vamos as dicas. violão infantil criança Devo Comprar uma Guitarra Para Criança?

Guitarra ou Violão, o que comprar?

A conclusão que cheguei ao longo dos anos é que não há regra. No fim depende 90% do esforço e facilidade de aprendizado do seu filho.

Porém, de um modo geral o ideal mesmo é que seu filho comece o aprendizado em um bom violão com cordas de nylon. Ele Facilita muito o aprendizado. Isso se deve a vários fatores, um deles é que um violão com cordas de nylon é muito mais macio e suas cordas não machucam tanto os dedos. E um outro fator importante é o peso do instrumento.

É sempre a mesma história. O guitarrista iniciante, criança ou não, compra ou ganha uma guitarra, entra no curso e começa o aprendizado. Toda guitarra possui cordas de aço, elas mais os dedos e alguns casos até cortam. Na hora de aprender os primeiros acordes a criança mal consegue apertar as cordas no braço da guitarra. Passam os dias, e nada melhora, porque a criança não consegue nem fazer os primeiros acordes, é difícil, o som sai muito abafado, e após 10 minutos de treino os dedos estão machucados. Então, vem a desistência.

O que eu quero dizer aqui é que o motivo por se ter tantas guitarras paradas e encostadas atrás da porta, na maioria das vezes, é porque o músico iniciante, seja criança ou não, não havia aprendido a tocar violão antes e não possui os dedos já calejados. Acredite, este é sem dúvida o maior motivo.

Agora, se você acha que seu filho não tem problema com isso, que ele é apaixonado por música, quer mesmo uma guitarra e possui assim, uma certa facilidade para a coisa, não hesite, compre logo uma guitarra elétrica. guitarra infantil tagima kids g2 Devo Comprar uma Guitarra Para Criança?

Instrumentos infantis ou adultos?

Está é outra pergunta interessante. A Giannini, uma das maiores fabricantes de Instrumentos Musicais do país, costuma indicar seus instrumentos infantis para crianças até 11 anos. Eu paro antes, indico violões/guitarras infantis para crianças com no máximo 8 anos. Sem levar em consideração o porte físico da criança. 

Digo isso, porque um instr umento infantil para uma criança de 10 ou 11 anos, pode atrapalhar e muito seu aprendizado. Sem contar que logo ela vai querer um instrumento melhor. Ah, e o maior problema, a criança acaba acostumando com o violão ou guitarra infantil, e na hora de passar para o instrumento com tamanho normal, acaba sentindo muita diferença e tendo um pouco de dificuldade para se adaptar ao novo instrumento.

Dica da Mundomax para instrumentos Infantis

Vou dar duas dicas, uma de violão infantil e outra de guitarra infantil.

Linha infantil Giannini: A linha violões infantil da Giannini é a mais tradicional do Brasil. Possui 2 tamanhos e 4 tipos de acabamentos (natural, preto, roxo e rosa). Saiba Mais.

Tagima Kids: Este é um lançamento da Tagima. São dois modelos de guitarras a G1 e a G2. Um detalhe interessante é que elas vem acompanhadas de cartões de acordes, adesivos personalizados, correia e palhetas. E o modelo G2 (foto ao lado), já possui um pequeno alto falante embutido. Saiba Mais Aqui.

Espero que as dicas de hoje possam ajudar você na sua escolha.

Ah e em nossa loja você encontra uma grande variedade Instrumentos Musicais, a maior da Insternet, Confira! http://www.mundomax.com.br/instrumentos_musicais